segunda-feira, 8 de julho de 2013

Inspiração: 10 casas diferentes

Debaixo da terra, sobre finos troncos e todo de vidro. Os projetos de arquitetura cada vez mais estão audaciosos. Listamos 10 imóveis que chamam a atenção por sua estrutura incomum ou pelo lugar onde são construídos, como no topo de uma árvore ou em cima de uma montanha

Dentro da pedra

Morar dentro de uma pedra, como no tempo dos homens das cavernas, mas com o conforto da vida moderna. É isto que a casa La Trufa, do arquiteto Anton García-Abril, do Ensamble Studio, proporciona. À primeira vista, parece que foi cavado um buraco dentro de uma rocha na Costa da Morte, oeste da Espanha. Mas, na verdade, a estrutura é toda construída pelo homem.




A casa parece uma pedra


Por dentro, mantém o estilo rústico
Toda de vidro

Uma casa com paredes transparentes, em um local deserto, para apreciar a paisagem e permitir a entrada da luz. Apesar de soar estranho, o projeto de uma residência feita de vidro desde a estrutura até a mobília é uma ideia concebida por Carlo Santambrogio e Ennio Arosio, dois conceituados arquitetos italianos.




          Móveis e paredes são de vidro


Apenas o piso foi feito de madeira
 
Sobre troncos

Quem vê as imagens dessa casa, localizada em Chino, no Japão, acredita ser uma montagem. Afinal, como é que poucos pedaços de madeira podem sustentar a estrutura? Tudo é uma questão de física e arquitetura, matérias muito estudadas por Terunobu Fujimori, um arquiteto japonês nada convencional. Dois castanheiros foram transportados de uma montanha próxima e amparam a construção, que fica seis metros acima do solo. Para chegar até a porta, é necessário subir uma escadinha.




Uma escadinha leva o morador até a casa
Casa para esquiar

Batizada de Mountain Hill Cabine, a construção desta casa na Noruega foi planejada para se integrar perfeitamente à natureza. A característica mais marcante é a inclinação do topo, a 23 graus. Com a força do vento, a superfície fica encoberta por uma espessa camada de neve e se transforma em uma verdadeira pista de esqui particular. O formato foi pensado para que, em vez de se chocar contra a estrutura, a neve deslize sobre ela. Os esportistas já podem sair de dentro da casa com os esquis nos pés. Projeto do escritório Fantastic Norway.

 


Esta casa é perfeita para quem gosta de esquiar


O teto, inclinado, vira uma pista
No topo da montanha

Se olhar com cuidado para a paisagem vai reparar: no alto do penhasco com 159 metros de altura, há uma casa. Localizada no litoral da Espanha, nas proximidades de Barcelona, a mansão assinada pelo arquiteto belga Bruno Erpicum tem estilo sofisticado, mas a estética não foi a principal preocupação do profissional. Por conta da altitude e do isolamento, a residência precisa de proteção contra os fortes ventos e chuvas que atingem a região, quando o tempo está fechado. Assim, foram necessários cuidados extras ao planejar a posição dos pilares e das paredes. Tudo feito sem prejudicar ou ameaçar a paisagem.




A casa está localizada no topo da montanha


A vista dos moradores é belíssima
Em cima da árvore

Ter uma casa na árvore, um simples sonho de criança, tornou-se o objetivo grandioso de um homem norte-americano. De acordo com o jornal USA Today, Horace Burgess, um cidadão de Crossville, no Tennessee, acredita ter ouvido um chamado divino para construir o edifício mais alto do mundo sustentado por árvores. O trabalho começou em 1993 e, em 2011, conta com dez andares, distribuídos em 29,5 metros de altura. De acordo com o proprietário, a obra ainda não terminou.




A maior casa na árvore fica nos Estados Unidos
Colada em dois prédios
Você já ouviu falar de uma casa parasita? Pois ela existe e fica em Moscou, na Rússia. Desenvolvido pelo escritório Za Bor Architects, o imóvel tem traços únicos, com fachada e janela assimétrica. Mas o mais impressionante é ver que ela não se sustenta da maneira tradicional, isto é, com fundações no terreno: está apoiada em duas outras construções e parece flutuar.




A casa está grudada em dois prédios, pelas paredes
Dentro da caixa-d´água

O designer Tom Dixon comprou e transformou esta caixa-d’água em seu lar. A construção fica em um estacionamento em Londres, na Inglaterra. A torre tem quase 20 metros de altura e foi dividida em três andares. Para ventilação e iluminação, ele fez 12 aberturas na estrutura para instalação de janelas. O acesso é feito por uma escada de metal. Mas, apesar de utilizar uma estrutura já existente, a conversão saiu caro: o designer gastou 400 mil libras na reforma.




A caixa-d´água virou uma casa


Sua reforma custou caro
Mais fina

Você acha sua casa pequena? É porque você não conhece a Casa Keret, em Varsóvia, na Polônia. Ela tem 1,22 metro em seu ponto mais largo e apenas 72 cm no menor, em um total de 14 m². Isso faz dela a residência mais fina do mundo. Mesmo assim, há espaço suficiente para cinco cômodos: sala de jantar, cozinha, quarto, banheiro e até um canto de leitura. O projeto é do arquiteto Jakub Szczesny, do escritório Centrala http://centrala.net.pl/. Todos os móveis tiveram que ser feitos sob medida para caber na pequena construção triangular.




A escada da casa pode ficar fechada ou aberta


Repare na largura: é muito estreita
Debaixo da terra

Já pensou em morar embaixo da terra? Não estamos falando de tocas de bichos, como minhocas ou tatus, mas de uma casa com todo o luxo e estilo, feita para seres humanos. Inovador, este projeto foi realizado na Suíça, pelos arquitetos holandeses das empresas Christian Müller e SeARCH. A casa não fica devendo nada, em comparação com residências luxuosas que ficam sobre o solo: tem salão de jogos, quarto de hóspedes e uma decoração impecável. A entrada da casa é uma estrutura oval, para onde ficam voltadas as janelas da fachada. Depois, é só descer uma escada feita de pedras para ter acesso ao interior dos ambientes.




Você conseguiria morar nesta casa?

O imóvel fica na Suíça

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário