terça-feira, 30 de julho de 2013

Uma casa para elefantes

Animais ganham lar assinado por arquiteto conceituado, na Índia

O elefante enfeitado em sua casa com design (Foto: Divulgação) 

Você sonha com uma casa com traços de design? Foi exatamente o que ganharam 100 elefantes em Amber, no deserto de Rajasthan. O indiano Rahul Mehrotra, do escritório RMA Architects, é o responsável pelo projeto, construído em parceria com o governo do país. A nova vila dos animais foi batizada de Hathigaon e é composta por várias unidades que abrigam três elefantes e um cuidador cada. Elas são funcionais e bonitas.

As estruturas ficam voltadas por um jardim interno, onde os animais podem ser soltos. Cada abrigo também tem uma grande janela voltada para o lado exterior, que permite aos bichos observar o movimento. As casas foram erguidas em um local antes devastado pela exploração de areia. Os buracos que resultaram das escavações foram transformados em represas para recolher a água da chuva, um dos recursos mais valiosos quando se está em um deserto. Os lagos artificiais são especialmente importantes para os elefantes, que precisam de cerca de 300 litros de água por dia.

As áreas em volta de Hathigaon também foram reflorestadas. O complexo fica próximo ao forte Amber, uma construção histórica do século 16. Quem quiser, pode fazer o trajeto montado em um elefante, pelo preço de 20 dólares. O RMA Architects tem sedes em Mumbai, na Índia, e em Boston, nos Estados Unidos, e já recebeu vários prêmios internacionais de arquitetura. O mais recente foi o Sustainable Architecture, da Universidade de Ferrara, na Itália.

De seu abrigo, os elefantes podem observar a área externa (Foto: Divulgação) 
De seu abrigo, os elefantes podem observar a área externa  

Um dos 100 elefantes posa em frente ao complexo (Foto: Divulgação)
Um dos 100 elefantes posa em frente ao complexo

Os elefantes são banhados no lago artificial (Foto: Divulgação) 
Os elefantes são banhados no lago artificial

O espaço antes e durante as obras (Foto: Divulgação) 
O espaço antes e durante as obras

 
Fonte: CASA E JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário