Ingredientes
- azeite de oliva a gosto
- 2 dente(s) de alho picados
- 1 cebola média picada
- 3 tomates bem maduros, picados e sem sementes
- 1 maço(s) de cheiro-verde (salsinha e cebolinha)
- 1 maço de coentro picado
- 1 pimenta-dedo-de-moça picada
- sal a gosto
- glutamato monossódico a gosto
- suco de 4 limões
- 500 grama(s) de garoupa em filés
- 1 cabeça(s) de garoupa limpa
- 200 grama(s) de polvo fresco
- 400 grama(s) de lulas frescas cortadas em anéis
- 400 grama(s) de camarões sete-barbas frescos
- 400 grama(s) de mariscos frescos
- 500 grama(s) de farinha de mandioca
- 100 mililitro (ml) de leite de coco
- 25 mililitro (ml) de azeite de dendê
- 500 grama(s) de farinha de milho
- 6 camarões-rosa médios
- manteiga sem sal para untar
Modo de preparo
Em uma panela grande, coloque o azeite de oliva e doure, levemente, o alho e a cebola. Depois, acrescente: tomate, cheiro-verde, coentro, pimenta-dedo-de-moça sem sementes, sal e glutamato monossódico. Refogue por cerca de 5 minutos, mexendo sempre.Logo depois, acrescente o suco de limão e refogue por mais 3 minutos. Adicione 2 litros de água e espere ferver. Em seguida, adicione os filés de garoupa, a cabeça do peixe limpa, e cozinhe por mais 7 minutos. Após, coloque o polvo, a lula, os camarões sete-barbas e os mariscos, sem esquecer de limpar cada um deles antes. Deixe cozinhar por mais 7 minutos.
Reserve um pouco do caldo do ensopado (de uma a duas xícaras). Enquanto isso, em uma tigela, hidrate a farinha de mandioca com 500 ml de água e também reserve.
Retire a cabeça da garoupa do ensopado, acerte o sal, coloque o leite de coco e adicione a farinha já hidratada, mexendo sem parar até formar um pirão. Acrescente o azeite de dendê e, lentamente, adicione a farinha de milho, até atingir o ponto de massa de cuscuz úmida
Em outra panela, cozinhe os camarões-rosa médios já limpos no caldo reservado, por 5 minutos. Depois, distribua estes camarões no fundo de formas individuais ou em uma forma de pudim, untadas com manteiga sem sal.
Em seguida, despeje a massa, ainda quente, nas formas. Comprima bem, de maneira que não fiquem bolhas de ar. Deixe esfriar e desenforme. Esse prato pode ser servido frio ou quente, da forma que preferir.
Fonte:Uol Comidas e Bebidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário